Como conservar as verduras e legumes na geladeira por mais tempo

Como conservar as verduras e legumes na geladeira por mais tempo

Sabemos que cuidar da alimentação é muito importante para manter nossa saúde e bem-estar em dia.

Cada vez mais temos rotinas menos adaptáveis e fica difícil ir ao mercado ou ao hortifrúti todos os dias para comprar frutas e verduras frescas. Reunimos algumas ótimas dicas para você aprender a conservar as verduras na geladeira por mais tempo.

 

Como guardar legumes na geladeira?


Ao contrário do que muitos pensam, nem sempre armazená-los na geladeira é a melhor opção. Confira os tipos de legumes e a melhor forma de conservá-los:

Raízes: em vez de colocar em uma sacola plástica, experimente colocar a cenoura, a mandioca e a beterraba imersas em vasilhas separadas de água, dentro da geladeira.  Elas durarão até 15 dias sem perder suas propriedades; 

Grãos: guarde feijão, grão-de-bico, entre outros, na sua despensa ou estantes da cozinha em potes hermenêuticos muito bem fechados. Dica extra: cole etiquetas com as validades em cada um deles;

Frutos: o tomate, o pepino, a berinjela e a abóbora inteiros podem ser conservados em temperatura ambiente. Em contrapartida, se estiverem cortados, eles devem ficar em uma vasilha bem fechada, com um papel toalha embaixo, dentro da geladeira. O consumo ideal é de até 2 dias.

 

Verduras sempre limpas na geladeira


As verduras também têm sua grande importância nas nossas refeições de todos os dias. São as plantas comestíveis que deixam a salada mais rica e deliciosa, como a alface, o agrião e a rúcula, entre outras opções de vegetais.

Por serem mais sensíveis e fáceis de estragar, separamos algumas informações para você também aprender direitinho como higienizar e conservar as verduras na geladeira. Vamos lá?

Ao comprar alface, rúcula, agrião, espinafre ou qualquer outra folhagem, é preciso primeiro higienizar. Para isso, em uma bacia, coloque água e água sanitária na proporção de 1 litro de água para 1 colher de sopa de água sanitária.

Coloque as verduras na bacia e deixe elas de molho por, aproximadamente, 10 minutos. É preciso que todas as verduras estejam cobertas pela água. Em seguida, descarte a água e lave as folhagens normalmente. 

Se você tiver uma centrífuga de verduras, utilize ela para secar bem as folhas. Para isso, coloque as folhas aos poucos e vá centrifugando até que a água esteja bem escorrida. 

Se você não tiver, pode forrar a sua mesa ou bancada com papel toalha e disponha as folhas em cima, de modo que elas não fiquem amontoadas. Espere elas secarem um pouco e depois é hora de armazenar. 
 

Guarde as folhas em potes


Para armazenar, utilize potes de plásticos e papel toalha. Cubra o fundo do pote com o papel toalha e coloque uma camada de verdura. A camada de verdura não pode ser muito grossa. Depois coloque outra folha de papel toalha e mais uma camada de verdura. Continue com essa montagem até encher o pote e finalize com uma folha de papel toalha.

Agora é só tampar e guardar na geladeira, de preferência na gaveta de verduras ou nas prateleiras mais inferiores. Assim, as folhas não correm o risco de congelarem e você vai tê-las frescas por mais tempo. 

Se por acaso, quando você for retirar as verduras para consumir, elas estiverem murchas, é só mergulhar as folhas durante um minuto na água morna e depois outro minuto na água gelada, com um pouco de vinagre.
 

Deixe as ervas frescas em copos com água


Se você gosta de também comprar ervas e temperos frescos, como salsa, cebolinha, tomilho e manjericão, saiba que é possível guardá-los em bom estado por mais tempo. Para a cebolinha e a salsinha é recomendado higienizar seguindo os mesmos passos das verduras.

Em seguida, pique-as e coloque em um pote de plástico. Agora é só levar para o congelador e deixar guardado para quando precisar. Elas duram, em média, um mês no congelador. 

Já para as outras ervas e temperos, como manjericão e hortelã, o recomendado é colocar os caules em um copo com água. Assim, elas ficarão verdes e vívidas por mais tempo. É interessante trocar a água a cada 1 ou 2 dias.


Agora que você já aprendeu como conservar legumes e verduras, que tal colocar o mercado em dia e fazer receitas deliciosas?

Confira nossa seção Fit ou Saladas e aproveite todo esse sabor!