Desde um arroz soltinho a uma carne de panela, a cebola é o tempero mais versátil encontrado na cozinha. Mas você sabia que existe uma técnica de cozinha que facilita infinitamente o corte desses ingredientes, e que pode inclusive ser usada para cortar outros legumes? Além de tornar mais fácil o corte desses alimentos, deixa a apresentação do prato mais bonita e apetitosa.
Corte Julienne
O corte Julienne (ou Juliana) é em tirinhas, e é o mais básico dos cortes de legumes. A cebola em tiras pode ser usada em saladas e em bifes de panela. Para fazer a tirinhas bem fininhas, escolha uma cebola um pouco maior que um limão e use uma faca de chef bem afiada. Um truque para não machucar os dedos é fazer uma garra com a mão, recolhendo os dedos para dentro. Ainda com casca e sem remover a raiz da cebola, corte-a ao meio, no sentido do comprimento.
- Corte a cebola ao meio
Dica: para não machucar os dedos, faça uma garra com as mãos e segure a cebola. - Remova a raiz e a casca.
- Faça cortes com 3mm de espessura.
Retire apenas uma das pontas, tire a casca da cebola e, apoiando uma das metades na tábua, faça cortes na cebola no sentido do comprimento, com mais ou menos 3 mm de largura. A cebola vai ficar parecendo um leque. Apare por fim a raiz da cebola, e você terá tirinhas perfeitas.
Corte Brunoise
O nome é chique, mas o significado todo mundo conhece: são aqueles cubinhos de legumes bem pequenos, que usamos para dar perfume e sabor em ensopados, molhos, recheios e sopas. Para fazer os cubinhos bem pequenos, você vai precisar primeiro fazer o corte Julienne.
- Comece a cortar a cebola em pequenas tiras
- Corte a cebola em cubinhos.
Depois de já ter cortado em Julienne, vá cortando os cubinhos no sentido contrário das tirinhas até chegar na raiz da cebola. Faça o mesmo com a outra metade.